Entra em funcionamento no ano letivo de 2018/2019 em associação com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
Este curso requer um mínimo de 10 inscrições confirmadas para a sua realização, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.
A cerâmica e o vidro fazem parte de um grupo diversificado de materiais partilham vários matérias primas, a similaridade de alguns processos e propriedades dos produtos finais, bem como outras de carácter projectual e de atitudes. Essa afinidade e o prazer de trabalhar em territórios comuns levaram à fundação da VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes (ww.vicarte.org), e à investigação transdisciplinar aplicada à Cerâmica e ao Vidro, à exploração das intersecções entre a Arte a Ciência e à promoção e partilha de conhecimentos e metodologias entre os dois campos.
O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica (MACVC) agora resulta de uma evolução do anterior Mestrado em Arte e Ciência do Vidro (MACV).
O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica cria, um programa de paridade inovadora e a possibilidade de efectiva transdisciplinaridade entre os campos relacionados com a arte e a ciência. Com este curso pretende-se introduzir o vidro e a cerâmica como materiais a explorar para utilização em arte. Na profundidade desse tratamento paralelo e cruzado, na sua reflexão e prática, criam-se as condições para o surgimento de novos resultados. Espera-se que percorrendo este caminho, os alunos explorem as referidas relações no âmbito da sinalização autoral, melhorem as capacidades críticas e beneficiem do treino e agilização das capacidades de comunicação e divulgação de resultados como parte integrante dos projectos trabalhados.
O programa será um desafio, será único e inovador. Serão dadas condições para estimular e alimentar as necessidades dos estudantes que alcançaram uma competência, dedicação e entusiasmo no desenvolvimento do seu trabalho do mais elevado nível.
Pretende-se formar artistas e designers com conhecimentos profundos em diversas áreas do vidro para que possam desenvolver uma actividade artística ou serem integrados nos quadros da indústria vidreira portuguesa, de modo a contribuírem para o aumento da criatividade na área do vidro.
Este mestrado está também aberto a licenciados em ciências exactas tendo como finalidade a formação de mestres que façam a ponte entre a arte e a ciência e que contribuam para a inovação nos diversos processos tecnológicos que envolvem a arte do vidro.
Mais informação sobre prazos e propinas, disponível aqui.
Vagas:
15 (a confirmar)
Regras de acesso:
Habilitações de acesso
Normas de candidatura
Os candidatos devem juntar ao boletim de candidatura os seguintes documentos:
Critérios de seriação:
Na selecção dos candidatos à frequência do ciclo de estudos será efectuada uma avaliação global do seu percurso, considerando, por ordem de prioridade, os seguintes critérios:
Poderá ser efectuada uma entrevista aos candidatos, se a Comissão Científica do Ciclo de Estudos considerar necessária, pontuada de 0 a 20.
Os candidatos serão seriados por ordem decrescente da soma das pontuações obtidas na selecção.
Coordenação:
Márcia Vilarigues (pela FCT-NOVA)
Pedro Fortuna (pela FBA-UL)