A investigação no DCR dedica-se ao conhecimento do Património e ao desenvolvimento de metodologias de diagnóstico e conservação, considerando os objectos na sua relação com a cultura e a sociedade. Os projetos de investigação, desenvolvidos a médio e longo prazo, são pensados em colaboração com a Comunidade, no seio de equipas interdisciplinares. Nestas equipas colaboram investigadores com competências nos diferentes saberes que atuam na salvaguarda do Património.
A investigação desenvolve-se nas áreas da iluminura, documentos gráficos, escultura policromada, biodeterioração, fotografia, pintura, têxteis, metais, cerâmica, vidro, vitral, argamassas, património edificado, materiais modernos, e arte e património contemporâneo.
O conhecimento produzido no DCR é único em Portugal, e beneficia de uma rede de colaborações estabelecida, que consideramos um mecanismo fundamental de crescimento e de partilha. Esta rede envolve especialistas de referência nacionais e internacionais e instituições dedicadas à salvaguarda do Património.