Temos o prazer de informar que a exposição “Rostos do Património”, com curadoria da Prof.ª Agnès Le Gac, será inaugurada no dia 16 de setembro às 18h00 na Sala Estúdio da Biblioteca NOVA FCT e estará aberta ao público até 31 de outubro.
Esta exposição destaca a necessidade urgente de preservar a memória dos Formadores, profissionais fundamentais na criação do património escultórico, segundo as investigações recentes do Departamento de Conservação e Restauro da NOVA FCT.
“Rostos do Património” evoca três dos Formadores portugueses mais significativos do século XX, sem os quais a Escultura Monumental de Arte Pública não teria prosperado entre 1940 e 1980. Os indivíduos em destaque são José de Jesus Branco (1931-1982), conhecido como “Faiunça”, seu irmão Manuel de Jesus Branco (nascido em 1925), que completará 98 anos no dia 25 de setembro, e Venâncio Neves (1938-2021).
A exposição visa ressaltar o papel essencial desses profissionais e apresentar uma das técnicas principais que utilizavam para moldar esculturas. Revela as suas identidades e contribuições por meio de uma apresentação detalhada das suas práticas, habilidades e das obras monumentais que ajudaram a concretizar.
Um destaque da exposição é a reconstituição de um protótipo em gesso, que demonstra as diferentes etapas da “formação” a partir de uma maquete em argila até uma escultura final em gesso, cimento ou bronze. Este processo, realizado em colaboração com o Formador Manuel Branco em 2018, mostra a perícia técnica transmitida através das gerações.
A exposição também contrasta essas técnicas históricas com os métodos contemporâneos, como impressão 3D e novos polímeros, que substituíram os processos tradicionais desde os anos 1980.
Convidamos todos a participar da inauguração e a explorar esta oportunidade única para apreciar o valioso patrimônio humano e cultural que estas obras monumentais representam.