Alumni do DCR em Destaque

04-10-2023

Para a nossa rubrica, "Alumni do DCR em destaque", desta vez chamamos a vossa atenção para Maria Simas, conservadora-restauradora com um percurso profissional internacional, que já a levou a Omã e ao Brasil.

Maria Santana Simas, formada em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA (2006-2011), tem trabalhado em diferentes instituições culturais, nacionais e internacionais, tendo vindo a planear estratégias e medidas de conservação preventiva a par de intervenções de conservação e restauro.

Nas suas próprias palavras:
“Iniciei o meu percurso profissional no Palácio Nacional da Pena, trabalhando sobre os principais problemas do inventário e organização de reservas. Em 2012, ingressei num projeto com a Fundação Calouste Gulbenkian como conservadora de ourivesaria e bens etnográficos no Museu Nacional de Omã, onde tive a oportunidade de trabalhar num ambiente multicultural e de forma interdisciplinar com conservadores, curadores e técnicos de museu.
Integrei o Museu Paraense Emílio Goeldi (Amazónia, Brasil) em 2016, como Bolseira do Programa de Capacitação Institucional do Cnpq, lugar onde ampliei a experiência ao nível do conhecimento da diversidade de coleções de ciências naturais e humanas. A multiplicidade de materiais e técnicas, bem como os contextos onde são coletados os artefactos e espécimes, num clima de elevada humidade relativa e temperatura, colocaram bastantes desafios de preservação.
Desde 2018 trabalho para a Administração Local em Portugal, iniciei na Câmara Municipal de Silves e, recentemente, transitei para o município de Almada. Colaboro na intervenção e organização dos acervos, monitorização de exposições e formação de técnicos e alunos em métodos de Conservação. Procuro aliar o diagnóstico e a intervenção com uma documentação detalhada, promovendo a consciencialização para a importância da conservação dos acervos.”