Faculdade

Destaques

Património Cultural 360: Preservando e Modernizando o Património Cultural com Contributo do DCR e DI da NOVA FCT

17-01-2025

Os departamentos de Conservação e Restauro (DCR) e de Informática (DI), em colaboração com os centros de investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes e NOVA LINCS – Laboratory for Computer Science and Informatics, desempenham um papel central no ambicioso projeto Património Cultural 360.
 
Avaliado em mais de 11,7 milhões de euros e inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este projeto visa salvaguardar e democratizar o acesso à herança cultural nacional, promovendo a sua disponibilização online em formatos inovadores.
 
O projeto, apresentado no dia 16 de janeiro de 2025, no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, que destacou o impacto da iniciativa na preservação e divulgação da cultura portuguesa, bem como no aumento do consumo de atividades culturais e na conquista de novos públicos.
 
A iniciativa prevê, até dezembro, a disponibilização online de:
  • 12 filmes-documentários;
  • 65 visitas virtuais;
  • Digitalizações 2D e 3D de 59.500 bens culturais móveis, provenientes de 65 museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos sob tutela do Ministério da Cultura.

O projeto é financiado pela medida “C04-i01-m02 – Digitalização de Artes e Património” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visa contribuir para modernizar a infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos em Portugal e promover a sua transição digital.

Atualmente, já existem mais de 20 mil digitalizações produzidas, sendo possível acompanhar o processo em curso através do site do   Making Of – Património Cultural 360

 

O sucesso do Património Cultural 360 é garantido pelo trabalho de uma equipa multidisciplinar de mais de 50 especialistas, entre os quais se destacam docentes e investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT), com coordenação de Nuno Correia (DI) e Márcia Vilarigues (DCR).

 
Os Departamentos de Conservação e Restauro (DCR) e de Informática (DI) desempenham papéis cruciais neste projeto, com profissionais e investigadores altamente qualificados nas áreas de conservação e restauro, fotografia, modelação 3D, design gráfico, informática, e ciências sociais e humanas.
 
A VICARTE contribui com a sua experiência em conservação, restauro e ciências do património, enquanto o NOVA LINCS apoia com soluções tecnológicas de modelação 3D, design gráfico e informática, promovendo a interdisciplinaridade e a inovação no contexto cultural e tecnológico. A participação da NOVA FCT, através dos seus departamentos e centros de investigação, demonstra o compromisso da Faculdade em impulsionar a inovação e a interdisciplinaridade, contribuindo para a preservação e promoção do património cultural português numa era digital, reafirmando a sua posição  como uma referência em investigação e inovação aplicada às ciências e tecnologias do património.
 
 
 
 
 
 

Património Cultural 360 nos Media: